Seleção na Azul Linhas Aéreas

Como eu comentei anteriormente, antes do planejado, tive que voltar para o Brasil. Na hora eu só conseguia pensar: “O que as pessoas vão dizer?”. “Por que as coisas não saem do jeito que eu planejei?”.

“Para vencer a guerra, às vezes precisamos recuar”. Sempre penso nisso e  embora eu ainda não soubesse, meu destino estava sendo escrito. Hoje sei que retornei para realizar meu sonho e me tornar comissário de bordo. Hoje sou um Blue Angel. Hoje faço parte da Azul.

Não posso entrar em detalhes de como foi a seleção, mas acredito que seja possível deixar algumas dicas de como se preparar para esse tipo de entrevista:

Estude, estude, estude. A banca ANAC não é apenas uma prova. São conhecimentos teóricos que o comissário vai usar durante toda a sua vida como tripulante, principalmente a parte de emergência e primeiros socorros. Mantenha-se atualizado!

Tenha bom conhecimento da língua materna, afinal, você vai ter que conversar com passageiros, despachantes, tripulantes técnicos, etc. Como fazer isso sem o domínio do português?

Tenha bom conhecimento de lógica. Raciocínio rápido é essencial na profissão. A consciência situacional deve estar sempre em alta e você tem que pensar rápido em algumas situações para achar a melhor solução.

Seja autêntico. Mostre que você sabe sorrir e que vai oferecer o diferencial para a empresa. Não siga estereótipos pré-formatados. Seja você mesmo.

Goste de lidar com pessoas. Embora seja um plus viajar e conhecer novos lugares, a nossa profissão está muito mais voltada para lidar com o público. Seja simpático, sorria, preste atenção e converse de forma agradável.

Somos a cara da empresa, por isso, cuide da aparência, tenha porte e seja o mais elegante e gentil possível. Não é o terno mais caro que vai definir isso, mas os pequenos detalhes e gestos.

Sorria, sorria e sorria sempre. É esperado do comissário o bom humor. Afinal, somos nós que damos as boas-vindas aos passageiros nas aeronaves. Seja caloroso e faça-o se sentir o mais próximo possível como se ele estivesse em casa.

Preste atenção aos detalhes. Nem todo passageiro consegue se expressar. Às vezes o medo de voar ou a vergonha fazem com que ele se cale. Preste atenção para dar o melhor atendimento possível, sempre.

Seja independente. Viajamos para os mais diversos lugares e temos que saber como lidar com as mais diversas situações, principalmente porque na maior parte das vezes estamos sozinhos e longe de nossos amigos e família. Seja pró-ativo e consiga resolver as coisas por si mesmo.

Se seguir essas regrinhas simples, com certeza além de ser um ótimo comissário, você vai se tornar uma pessoa melhor. Que tal começar a treinar com seus familiares, amigos e conhecidos? Desse modo, quando estiver em uma entrevista, sua simpatia, bom humor, pró-atividade, gentileza, elegância e independência vão soar de forma natural, te tornando um autêntico comissário.

Boa sorte!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s