Memória olfativa

É interessante pensar que alguns lugares marcam por coisas que não fazem certo sentido. Posso citar cada coisa que me marcou em cada viagem.

A África do Sul pelas amizades que fiz, por ser a primeira, tem um toque especial na minha vida. O mochilão pela América do Sul pelo sentimento de libertação pós-faculdade e o verdadeiro começo da vida adulta.

Minha viagem para a Europa foi um divisor de águas. Eu precisava daquele momento para repensar o que queria e embora eu acreditasse que lá fosse meu destino, fatalmente tive que voltar para o Brasil para realmente me achar e hoje sou grato por isso.

A Irlanda me colocou frente à frente comigo mesmo, meus medos e meus fantasmas. Sorte que estava com um amigo e isso fez com que eu conseguisse ter forças para seguir em frente.

A França e a Espanha foram o respiro desses dois meses que passei na Irlanda. Paris me encantou como nenhum outro lugar anteriormente. Barcelona com seu ar estilo carioca me fez sentir mais vivo do que qualquer outro lugar da Europa.

Mas o que realmente quero falar nesse post é sobre a Suíça. O que sinto falta daquele lugar é do cheiro. Que cheiro? Não sei explicar.

Toda vez que penso em Zurich e Luzern, minha memória olfativa toma conta de meu cérebro. Achei que estava louco, até conhecer uma comissária que me disse também sentir falta do cheiro da costa oeste americana.

Lembro de acordar cedo na casa de minha amiga e abrir só uma pequena fresta da janela para sentir o cheiro da neve, do frio, do vento. Acho que só vivenciando algo assim para entender do que estou falando.

E talvez seja isso que eu mais goste em viagens: são os pequenos detalhes, nuances, texturas e cheiros que mais marcam a gente. E que nos dão cada vez mais vontade de desbravar o mundo todo.

Deixe uma Resposta

