Eggs Benedict

Ele é um prato comumente comido nos países de cultura inglesa durante o café da manhã, conhecido em português como Ovos Beneditinos. Sempre tive vontade de experimentá-los, mas como não era o prato típico na Irlanda, acabei não experimentando por lá.

Reza a lenda que a criação do prato remete a um tradicional restaurante de Nova York, o Delmonico. O chef da casa teria montado para o casal Benedict a combinação de muffins ingleses tostados sob fatias de presunto e ovo poché regados a molho holandês.

É um dos pratos mais irresistíveis de um bom café da manhã. Os brasileiros não costumam comer ovos no desjejum, mas deveriam, já que é uma fonte de proteína bastante completa e ajuda a dar energia para o restante do dia.

Se você quiser esbanjar no próximo domingo, prepare seus ovos beneditinos e saboreie-os calmamente, apreciando a folga e se preparando para uma nova semana de trabalho.

Ingredientes

  • 4 unidade(s) de gema de ovo
  • 3 colher(es) (sopa) de suco de limão
  • quanto baste de pimenta-do-reino branca
  • 1 colher(es) (sopa) de água
  • 1 xícara(s) (chá) de manteiga derretida(s)
  • 1 colher(es) (chá) de sal
  • 8 unidade(s) de ovo
  • 1 colher(es) (chá) de vinagre branco
  • 8 fatia(s) de lombo defumado
  • 8 fatia(s) de pão de forma torrada(s)
  • 2 colher(es) (sopa) de molho inglês

Receita passo a passo:

  1. Prepare o molho holandês: Coloque uma panela em banho-maria em fogo brando. Ponha as gemas, o suco de limão, a pimenta, o molho inglês e a água. Bata bem com o batedor de arame, junte a manteiga derretida, sempre batendo, sem parar, até formar um creme com a consistência de uma maionese. Tempere com sal e remova do fogo. Reserve.
  2. Frite as fatias de bacon até que estejam douradas e sequinhas.
  3. Faça os ovos pochê: coloque água, vinagre e sal numa panela e quebre os ovos um a um, cozinhando-os na água, de 1 a 3 minutos, dependendo de como preferi-los. As gemas precisam estar molhadinhas, ainda, no centro. Retire-os da panela com uma escumadeira.
  4. Coloque as fatias de pão na torradeira e faça torradas alouradas. Ou dê essa dourada numa frigideira, no fogão.
  5. Passe manteiga nas torradas, cubra cada uma com uma fatia de bacon. Coloque o ovo em cima, borrife com o molho holandês.
  6. Se quiser, salpique cebolinha picada. Sirva imediatamente.

Resultado:

Eggs Benedict com Sangria: a mistura de culturas que deu certo!

Eggs Benedict com Sangria: a mistura de culturas que deu certo!

Dicas finais:

  • O prato, segundo a receita originária, deve ser comido no café da manhã, mas como nossa cultura difere nesse sentido, apreciá-lo na hora do almoço ou do jantar, é uma boa pedida.
  • Há vasilhames que “fritam/fervem” o ovo no microondas e dão o formato redondo que os eggs benedict pedem, além de serem mais práticos do que fazer os reais ovos pochê. Coloque entre 15 e 20 segundos no microondas e veja a mágica acontecer
  • Seja criativo! Ao longo do tempo, diversas versões da receita foram criadas pelo mundo. Há quem faça com presunto cru, bacon, salmão e molhos diversos. Inove!

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s